Se não interviermos e desistirmos, falhamos

Quem somos

 

1. Caracterização

Somos um Fórum de debate e reflexão sobre temas de caráter económico e social. Constituído por um grupo de pessoas com ideias e preocupações comuns, mas naturalmente distintas, somos um núcleo de debate de ideias e expressão de opiniões. O Fórum é composto por um conjunto de cidadãos anónimos, cuja única motivação é a discussão e a partilha de preocupações e das ideias que defendem.

O nosso objetivo é contribuir - através do debate de ideias e da expressão de opiniões, sendo estas, sempre que possível e justificável, tornadas públicas através da sua publicação em jornais e revistas ou edição na internet - para a construção de uma sociedade mais competitiva (nos vários âmbitos objeco da discussão). Este constitui o contributo intelectual dos seus membros para a resolução de problemas da desigualdade, produtividade e competitividade.

 

2. Funcionamento e formas de intervenção

Este Fórum pretende desenvolver várias iniciativas como um grupo de acção cívica de observação dos fenómenos que afetam a sociedade portuguesa e de intervenção intelectual através das seguintes acções:

 

i) Conferências, reuniões ou tertúlias para debate de temas, ideias e ocorrências sempre que houver um assunto de relevância sobre a sociedade portuguesa, julgado importante para os membros do Grupo.

 

ii) Outros eventos como a realização de almoços ou jantares-debate, nos quais podem vir a participar convidados cujo contributo para o debate seja, no entender do Grupo, uma mais-valia.

 

O resultado destes eventos/encontros poderá resultar na produção de algum texto que exponha o resultado obtido para o indivíduo ou para o próprio Grupo. Este pode decidir sobre a relevância da sua publicação. A publicação dos textos pode ser efectuada quer a título individual quer sobre a chancela do Grupo. Os trabalhos publicados podem resultar de uma investigação e pesquisa mais aprofundada dos temas em debate, de modo a conferir-lhe mais valor.

 

iii) Será utilizado o Grupo Google constituído, como forma interativa de comunicação interna entre todos os membros do Grupo, com o objetivo de discutir e debater inter-grupo os assuntos que estes julgarem relevantes.

 

iv) Alternativamente será utilizado o Blogue do Fórum como forma de comunicação externa e interactiva com o universo de utilizadores da net, utilizando este espaço para publicar artigos de opinião, fruto da observação dos seus membros e como forma de intervenção intelectual.

 

3. Objetivos

 

1.º OBSERVAÇÃO

Os membros do FRES pretendem ser observadores atentos à evolução e aos problemas da sociedade portuguesa, e ainda críticos ativos da realidade que os rodeia. Os seus membros querem estar particularmente atentos a assuntos e problemas de caráter económico, sociológico, empresarial e social. No entanto as suas preocupações são alargadas a outras temáticas como por exemplo as questões ambientais, o desenvolvimento tecnológico com impacto social ou económico, a saúde, a educação e a inovação.

 

2.º INTERVENÇÃO

O Fórum é composto por um conjunto de cidadãos anónimos, de diversas áreas, cuja motivação é a promoção de um espaço de discussão e partilha de preocupações e ideias, sobre determinados temas que se apresentam como relevantes, dignos de interesse geral e oportunos no contexto socio-económico em que se colocam.

O que lhes é comum é uma consciência social e cívica sobre os problemas da sociedade portuguesa, bem como o desejo de dar um contributo pessoal de cariz intelectual, para a resolução de diversos problemas, através do debate e da expressão das suas opiniões tendo em vista a apresentação de soluções alternativas.

 

3.º CONTRIBUIÇÃO

O Fórum tem igualmente como objectivo contribuir (através do debate de ideias e expressão de opiniões, com possibilidade de serem tornadas públicas pela sua relevância) para a construção de uma sociedade mais moderna, coesa e competitiva. Este pretende ser o contributo dos seus membros para a resolução de problemas sociais, do desenvolvimento, da produtividade e da competitividade do país.

 

O nosso lema: «Se não interviermos e desistirmos, falhamos»