Seminário: Educar para o Futuro. Qual o modelo de ensino para as novas gerações?
ISEG - Lisbon School of Econom
(Rua do Quelhas 1200-781 Lisboa)
Seminário: Educar para o Futuro. Qual o modelo de ensino para as novas gerações?
Programa
14h45 – Receção dos participantes
15h00 – Abertura da sessão e boas vindas pelo ISEG
Mário Romão – Professor do ISEG
15h05 – Introdução do Seminário e razões para o debate
Mário de Jesus – Presidente da direção do FRES
A. A educação e o ensino em Portugal
15h15
-
O Ensino de hoje responde às necessidades reais do país e pode ser visto como a alavanca do desenvolvimento socioeconómico nacional?
-
Como garantir uma melhor qualidade do ensino?
Santana Castilho – Professor Universitário e coordenador do curso de Organização e Gestão do Ensino na Escola Superior de Educação de Santarém.
15h45 - iii) Qual a melhor articulação para a coexistência do Ensino Público com o Ensino Privado?
Fernando Adão da Fonseca – Gestor e Presidente do FLE – Fórum para a Liberdade de Educação.
16h15 – Debate
17h – Intervalo para café
17h15 - iv) Como pode o Ensino preparar os alunos para novas aptidões e competências?
Luís Rodrigues – Professor do Ensino Secundário, Ex-Diretor do Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Secundário Pedro Santarém em Lisboa, ex-deputado à AR pelo distrito de Beja.
17h45 - v) Qual o papel da escola e do professor?
Pedro Fernandes da Anunciação – Professor coordenador e Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.
B. Os aspetos demográficos no Sistema de Ensino
18h15
-
- Impacto a longo prazo da taxa de natalidade na população escolar e na escola do futuro e da demografia no futuro modelo do Ensino em Portugal.
-
- A desertificação demográfica do interior e os desequilíbrios geográficos gerados no país - impacto na afetação dos recursos escolares.
Pedro Góis – Professor Universitário, Doutorado em Sociologia, Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
18h45 – Debate
19h15 – Encerramento da sessão