O FRES participou na primeira do Ciclo de Conversas sobre Respostas Sociais, uma iniciativa da Revista Economia Segurança Social, cujo primeiro número acabou de ser lançado, e pela Ordem dos Economistas. Esta Conversa, cujo tema foi Os Desafios da Demografia, decorreu no passado dia 24 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Com moderação de Carlos Magno, participaram, entre outros, os professores, Manuel Villaverde Cabral, Pedro Portugal e Sibila Marques. Esta investigadora abordou a questão do idadismo, ou seja, a discriminação a que os idosos estão sujeitos, sublinhando que estes estão muitas vezes associados a imagens negativas (doentes e incapazes), defendendo uma mudança ideológica no modo como encaramos o envelhecimento e as pessoas idosas de um modo geral e a promoção de políticas de envelhecimento ativo que permitam aos cidadãos viver de uma forma mais saudável e mais produtiva.
O FRES esteve representado pelo seu presidente, Mário de Jesus, e pelos membros Paulo J. S. Barata, Mário Romão e João Gomes. Esta participação insere-se no debate das questões ligadas à demografia e ao seu impacto no futuro da economia e da sociedade portuguesas que ocupará o Fórum em 2012.
A 2.ª Conversa deste ciclo será sobre Longevidade e Emprego e está agendada para o próximo mês de setembro.