Se não interviermos e desistirmos, falhamos

Manifesto

A sociedade civil em Portugal é muito pouco interveniente quer de forma individual e espontânea quer de forma organizada e coletiva. A acção cívica é reduzida, utilizando-se a prática das conversas e expressão de opiniões privadas em circuito fechado. Na prática impera uma filosofia de troca de opiniões que não tem qualquer eco ou impacto na sociedade.

Julgamos que há espaço para mais. Procuramos ser mais intervenientes e manifestar, através dos veículos próprios, opiniões e ideias válidas sobre os fenómenos da sociedade em que estamos integrados.

Porque não debater ideias, conceitos e opiniões sobre os assuntos de interesse comum e reunir essas ideias de uma forma organizada e metódica?

Porque não haveremos de reunir um conjunto de ideias e cruzar experiências de modo a sistematizar um conjunto de opiniões mais ou menos consensuais sobre a sociedade portuguesa nas suas mais diversas vertentes (de acordo com as nossas motivações e temáticas que mais nos interessam)?

Esta é uma forma de participação cívica e visa desenvolver uma atitude pró-activa em prol da sociedade onde estamos inseridos. Esta é uma forma de tornar mais útil a formação intelectual, humana e a formação escolar, social ou profissional adquiridas.

É fácil pôr em prática esta ideia! O que pretendemos foi constituir um Grupo de reflexão para debater alguns temas para, posteriormente, depois de organizada a informação debatida, publicá-la. Esta informação poderá tomar a forma de artigos de opinião mais ou menos aprofundados que sintetizem as conclusões do Grupo ou partirem de iniciativas individuais de alguns dos seus membros. Trata-se de uma forma de acção cívica conhecida e de um contributo intelectual que a todos os homens e mulheres conscientes, profissionais e responsáveis, deve interessar.