Seminário: Educar para o Futuro. Qual o modelo de ensino para as novas gerações?

10-06-2015 15:39

FRES - Convite 2015.pdf (1561528)

 

Sábado 20 de Junho – 15 horas  

  

ISEG Lisbon School of Economics & Management Universidade de Lisboa   

(Rua do Quelhas 1200-781 Lisboa)  

  

Seminário: Educar para o Futuro. Qual o modelo de ensino para as novas gerações?   

 

Programa   

 

14h45 – Receção dos participantes  

  

15h00 – Abertura da sessão e boas vindas pelo ISEG  

  

Mário Romão – Professor do ISEG   

  

15h05 – Introdução do Seminário e razões para debate  

  

Mário de Jesus – Presidente da direção do FRES  

  

  

A. A educação e o ensino em Portugal  

  

15h15  

  

  1. O Ensino de hoje responde às necessidades reais do país e pode ser visto como a alavanca do desenvolvimento socioeconómico nacional 

  1. Como garantir uma melhor qualidade do ensino?   

Santana Castilho – Professor Universitário e coordenador do curso de Organização e Gestão do Ensino na Escola Superior de Educação de Santarém.

  

15h45 - iii) Qual a melhor articulação para a coexistência do Ensino Público com o Ensino Privado?  

Fernando Adão da Fonseca – Gestor e Presidente do FLE – Fórum para a Liberdade de Educação.  

16h15 – Debate  

  

17h – Intervalo para café  

  

17h15 iv) Como pode o Ensino preparar os alunos para novas aptidões e competências?  

Luís Rodrigues – Professor do Ensino Secundário, Ex-Diretor dAgrupamento de Escolas do Ensino Básico e Secundário Pedro Santarém em Lisboa, ex-deputado à AR pelo distrito de Beja.  

  

17h45 - v) Qual o papel da escola e do professor?  

Pedro Fernandes da Anunciação – Professor coordenador e Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.  

                                                                                                                       

B. Os aspetos demográficos no Sistema de Ensino  

  

18h15  

  

  1. Impacto a longo prazo da taxa de natalidade na população escolar e na escola do futuro e da demografia no futuro modelo do Ensino em Portugal.  

  

  1. A desertificação demográfica do interior e os desequilíbrios geográficos gerados no país impacto na afetação dos recursos escolares.  

  

Pedro Góis – Professor Universitário, Doutorado em Sociologia, Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.  

  

18h45 – Debate  

  

19h15 – Encerramento da sessão