FRES participa pela segunda vez em campanha do Banco Alimentar

05-12-2012 01:50

O FRES participou, pela segunda vez, no passado dia 1 de dezembro, numa ação de voluntariado nos armazéns do Banco Alimentar, em Alcântara, em Lisboa. Entre as 11h00 e as 18h30 de domingo, sete elementos do Fórum – João Gomes, Jorge Carriço, José Ferreira Alves, José Mesquita, Mário de Jesus e Nuno Maia – colaboraram na separação e acondicionamento dos alimentos recolhidos. O FRES entende esta ação como um ato concreto de cidadania, num momento em que o país vive uma das mais graves crises das últimas décadas e em que crescem as necessidades de inúmeras famílias. 

 
Sublinhe-se que os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram no fim de semana de 1 e 2 de dezembro um total de 2914 toneladas de géneros alimentares numa campanha realizada em 1668 superfícies comerciais de todo o País, número que praticamente igualou os resultados alcançados na campanha homóloga do ano passado, isto apesar da significativa deterioração das condições económicas e, em particular, da contração do rendimento disponível das famílias portuguesas. No que respeita aos voluntários, os cerca de 38.500 participantes constituem um recorde absoluto.
 
Os géneros alimentares recolhidos já estão a ser distribuídos a 2.373 Instituições de Solidariedade Social, que por sua vez os irão entregar a cerca de 373 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.