FRES avança na discussão sobre demografia

14-10-2012 11:34

Realizou-se, a 13 de outubro, na sede do FRES, em Lisboa, mais uma reunião de trabalho, em que se discutiu a questão da demografia, que constitui o tema de análise do FRES em 2012. A reunião iniciou-se às 13h30 com um almoço de convívio em que se lançou o debate, a que se seguiram os trabalhos que terminaram cerca das 18h30. Discutiu-se de forma muito participada os quatro documentos em análise, um de génese coletiva que reunia diversos contributos resultado de reuniões anteriores ou debatidos através do fórum eletrónico, e três apresentados individuais pelos respetivos proponentes.

 
Ficou decidido que os quatro documentos e as propostas que resultaram da reunião de ontem serão agora fundidos e consolidados num documento de síntese, a apresentar até ao final do ano. 
 
Para 2013 o FRES propõe-se realizar um workshop sobre o tema da demografia, abordando questões conexas como o envelhecimento ativo e os impactos da demografia no sistema de Segurança Social, no qual se prevê a participarão de vários seniores, aposentados mas ativos no mercado de trabalho ou na sociedade, que testemunhem a sua experiência de envelhecer ativamente.
 
Nesta reunião participaram os seguintes membros: Isabel Teixeira, João Mata Gomes, Jorge Carriço, José Ferreira Alves, José Mesquita, Mário de Jesus, Mário Romão, Nelson Gama, Nuno Maia, Paulo J. S. Barata e Rui Marques.